Três décadas de evolução e muito mais.
O domínio de diferentes linguagens em vídeos está na origem da TV1: dos institucionais, como para a IBM e Rede Globo; os videojornais para Souza Cruz e Pão de Açúcar, os minidocumentários como Gente Que Faz para o Bamerindus e Qualidade sem Limites para a Petrobras. No começo dos 2000 a TV1 deu um salto ao futuro dominando a internet e as novas possibilidades do universo digital junto com Microsoft, O Boticário e Volskwagen.
Nos últimos anos, aprofundou especialidades para criar soluções de Brand PR e investiu no crescimento do live marketing se capacitando para desenvolver soluções integradas em grandes eventos desde o planejamento de criação até à logística dos convidados. Buscando o melhor para cada desafio, a TV1 hoje transita por um verdadeiro ecossistema de competências com especialistas de diferentes áreas capazes de criar soluções relevantes a cada cliente.
Transformar pessoas e negócios começa em casa.
A TV1 nasceu com a vocação de enxergar a comunicação como uma potência para mudar a vida das pessoas, dentro e fora das empresas. Começando pelos próprios pioneiros: dois renomados jornalistas, o correspondente da Globo nos Estados Unidos, Sérgio Motta Mello e a correspondente e editora de revistas da Abril, Selma Santa Cruz. Juntos eles se aventuraram no mercado da comunicação empresarial no final dos anos 1980, muito antes da popularização do videocassete.
Na receita do sucesso, além da visão de marketing, um componente fundamental do jornalismo se manteve sempre presente, a curiosidade. Essa capacidade de ouvir e entender o cliente para se colocar no seu lugar levou a TV1 a ir além da entrega de produtos para desde o princípio desenvolver soluções de comunicação integradas ao próprio negócio dos clientes e suas marcas.
A gente que fez.
A pioneira série de brand content no formato de storytelling tornou “Gente que Faz” um marco da publicidade num dos momentos mais críticos da história do país. De 1994 a 1998, semanalmente, brasileiros anônimos se tornaram protagonistas no horário nobre da Rede Globo emocionando o Brasil com seus sonhos e ideais de país.
Forte trabalho de pesquisa na seleção de personagens reais, narrativa documental e realização cinematográfica ajudaram desde então a elevar o padrão de qualidade e humanizar a comunicação de marca.
Digital: os primeiros (e pioneiros) passos.
A evolução da internet no país tem passando por aqui desde os primeiros sites, transformados em experiências de marca, como o Clube Antarctica, que conectou aficionados e antecipou a cultura cervejeira. Os desafios exigiram soluções inéditas como o Mário Prata Online para o Portal Terra, em que os fãs puderam acompanhar ao vivo a criação do novo livro do escritor. Inovação que teve destaque na imprensa estrangeira e recordes de acessos simultâneos naquele primeiro ano 2000.
A nova lógica digital permitiu saltos ainda mais ousados, como Super Desafio VW com os features dos carros transformados em Super Trunfo disputado dentro do MSN. E com a Turma do Chiquinho, pioneiro projeto de edu-tainment hospedado na Globo.com, aprendemos a dialogar com os consumidores do futuro e avançar ainda mais nessa nova lógica que já vínhamos vislumbrando.
A conquista da Longevidade.
O tema ainda não tinha espaço na mídia quando a Bradesco Seguros e a TV1 desenvolveram o Fórum da Longevidade, que já está na sua 15ª edição. Ao olhar para o crescimento da expectativa de vida e os desafios da previdência pública e privada, agência e seguradora enxergaram a oportunidade de assumir a bandeira, colocando a causa no centro das suas ações. Além de descobrir como chegar bem aos 100, o propósito é mostrar que a longevidade é uma conquista de todos que buscam mais saúde e bem-estar em qualquer fase da vida.
Essa abordagem trazida por especialistas e personalidades do Brasil e do mundo, rompeu as paredes do Forum: juntos, cliente e agência com sua disciplina de Brand PR criaram os Prêmios da Longevidade, de Ciência, Jornalismo e histórias de vida, além de integrar e tornar acessíveis dicas e conhecimentos em uma plataforma digital que é também uma celebração e um convite, Viva a Longevidade.
Biz Stone na TV1
Estar na liderança de projetos inovadores e disruptivos exigiu da TV1 enxergar à frente, expressando tendências globais na comunicação de marcas e empresas. Para compartilhar com nossos clientes todo conhecimento e pesquisas que apontam para o futuro dos nossos próprios negócios, trouxemos ao Brasil grandes pensadores e líderes empresariais.
O canadense Don Tapscott antecipou a visão colaborativa da Cultura Digital mostrando como a tecnologia se torna aliada dos negócios e se conecta com as gerações digitais. Cofundador do Twitter, Biz Stone discutiu rumos da comunicação e do marketing no ambiente digital analisando o impacto das redes sociais nas marcas e empresas. E o consultor Marc Gobé revelou as oportunidades do que chamou de “Emotional Branding” no desenvolvimento de estratégias que aproximam as marcas de seus públicos por meio da emoção.
O maior “Parabéns a você” da história.
Os 450 anos de São Paulo ganharam uma comemoração do tamanho da maior metrópole do Brasil. O grande presente para a cidade se tornou um desafio do tamanho da TV1, que integrou todas as suas agências e somou diferentes competências para realizar o maior evento a céu aberto que São Paulo já viu. A 23 de maio, uma das principais artérias viárias da capital, foi fechada durante todo o dia em um grande trabalho de logística e articulação com diferentes órgãos públicos.
Ao longo de toda a avenida dezenas de ativações encantaram os mais de 2 milhões de moradores que puderam se divertir e se emocionar com o resgate de suas histórias e influências culturais. No final do dia, o trio elétrico de Daniela Mercury conduziu a multidão para o megaconcerto no Vale do Anhangabaú, reunindo ícones paulistanos como Rita Lee, Titãs e Demônios da Garoa.
Eliminando distâncias para acelerar a reinvenção.
Em tempos de pandemia, a TV1 mais uma vez integrou suas diversas competências para atender aos novos desafios de comunicação de seus clientes. Com o domínio tecnológico e expertise em diferentes linguagens, em pouco tempo a agência passou a ofertar ao mercado soluções virtuais para atender aos mais diversos contextos. São Convenções de Venda que integram times por todo país como as de Raízen, Mondeléz e Avon; Cerimônias de Reconhecimento e Premiação como Lidera, do Bradesco, e Talento de Seguros para a Bradesco Seguros; Alinhamento Estratégico como o Workshop de Gerentes do Bradesco; ou ainda Difusão de Conteúdos como a série Diálogos e o Fórum da Longevidade da Bradesco Seguros.
Em todas essas soluções, o foco é sempre a experiência do usuário, seja pela dinâmica da linguagem televisiva, pela atração de games e experiências virtuais ou pelas ferramentas de interação com os públicos. Com o desenvolvimento e os resultados de uma plataforma proprietária, a TV1 aponta caminhos para um futuro de experiências híbridas que poderão combinar a força do presencial com as possibilidades do digital em aproximar e integrar quem atua à distância engajando times e marcas nos mesmos propósitos.
O endereço de todos os brasileiros.
Criar uma plataforma para tornar o Estado brasileiro mais acessível e transparente ao cidadão era o maior objetivo do Portal Brasil. A empreitada de construção exigiu digitalizar as informações dos Ministérios e integrar os diversos serviços públicos numa mesma plataforma. Um desafio que só foi possível integrando as diferentes competências da TV1:
gestão de conteúdo, criação e produção de vídeos e toda a inteligência digital desenvolvida desde os primórdios do CD-Rom até o pioneirismo no UX Design. Aqui, a experiência do usuário se concentrou no cidadão comum facilitando o acesso e a navegação de forma intuitiva e atraente.
A plataforma de aprendizado e evolução permanente.
Reunir em um mesmo espaço 12 mil pessoas, em sucessivas ondas regionais e diferentes formas de apresentação de conteúdos estratégicos ao longo de 20 dias, faz do Workshop de Gerentes Bradesco o maior evento corporativo da América Latina. Mas a TV1, que vem realizando esse encontro há quatro anos, foi além e transformou o WG em uma plataforma híbrida, para potencializar a força do presencial com a máxima interação virtual. Um ambiente que vai evoluindo continuamente, aprendendo com o comportamento e reações dos próprios gerentes.
Em 2020 tudo foi reinventado para que o tema da sustentabilidade pudesse ser vivenciado em cada experiência como uma verdadeira mudança de mindset, tornando os gerentes protagonistas das transformações que se quer no banco, na sociedade e no planeta. Já em 2021, as experiências foram levadas para o universo virtual com uma plataforma de engajamento e crescimento pessoal garantindo total alinhamento estratégico que orienta as ações e metas do Banco. O trabalho, que é resultado da integração de diversas competências da TV1, novamente recebeu expressivos índices de aprovação.